PESQUISA

Herbário
Carpoteca
Xiloteca
Biblioteca
Publicações

CONTATO

Dúvidas ou sugestões
Associe-se

Enquete

Como tomou conhecimento do Jardim Botânico Plantarum?

Internet?
Jornal, revista?
Indicação de amigo (a)?
TV?

 


Receber Informativos


.





Envie  Jardim Botânico Plantarum Indique o Site
orkut

Xiloteca

As xilotecas são coleções botânicas constituídas por amostras de madeira obtidas, catalogadas e armazenadas segundo técnicas específicas. Seu valor para o conhecimento científico e econômico das espécies madeireiras existentes é incalculável, uma vez que além de reunirem uma grande quantidade de dados sobre essas espécies, auxiliam na identificação de novas amostras e subsidiam os estudos de caracterização da madeira.

A xiloteca do Jardim Botânico Plantarum conta com cerca de 1000 amostras cadastradas, pertencentes a quase 100 famílias botânicas distintas. O seu acervo é composto exclusivamente por espécies de árvores nativas do Brasil, sobressaindo-se as leguminosas (Fabaceae), seguidas pelas mirtáceas (Myrtaceae) e bignoniáceas (Bignoniaceae), respectivamente. Muitas das espécies presentes em sua coleção são de enorme importância na vida econômica de nosso país, a exemplo da peroba, cedro ou jacarandá.

A coleção da xiloteca HPL está organizada segundo a ordem numérica ascendente de registro. As amostras depositadas em seu acervo, obtidas através de seções transversais do tronco – da casca até a medula, obedecem a dimensões padronizadas. Parte significativa de seus acessos dispõe ainda de amostras menores, de superfície lixada. Todo o seu acervo encontra-se documentado através de fotos digitais de alta resolução.

O principal objetivo da xiloteca HPL é estabelecer-se como coleção de referência para madeiras de espécies arbóreas brasileiras, contribuindo para o seu conhecimento e conservação. Suas amostras são também utilizadas como base material para as obras publicadas pelo Instituto Plantarum, colaborando na obtenção de dados como densidade, resistência e durabilidade.

Atualmente a xiloteca HPL encontra-se em processo de indexação junto ao Index Xylariorum¸ cadastro da Associação Internacional dos Anatomistas da Madeira, atualizado periodicamente a cada dez anos.

As visitas a seu acervo são restritas a pesquisadores cadastrados, ocorrendo apenas em horários previamente agendados.


RSS E-mail Print Comentar