Physocalymma scaberrimum – A Magnífica Árvore Nativa do Brasil

O aricá, também conhecido por diversos nomes como nó de porco, quebra-machado, pau de rosas, é uma árvore nativa de notável beleza e significado ecológico. Neste artigo, exploramos as características, habitat e importância da *Physocalymma scaberrimum*, conforme descrito por Harri Lorenzi.

Características Distintas

A *Physocalymma scaberrimum* se destaca por sua florada exuberante e duradoura, comparável à beleza das cerejeiras ornamentais e superior, em alguns aspectos, aos ipês. Esta árvore caducifólia perde suas folhas no inverno, preparando-se para um espetáculo de florescimento na primavera. As flores apresentam variações de cor desde o botão até a plena floração, criando um efeito visual deslumbrante no ambiente natural.

Habitat e Distribuição

Nativa da região de Goiás e estendendo-se até o Mato Grosso, a *Physocalymma scaberrimum* é encontrada em áreas de floresta estacional. Sua presença é marcante na paisagem rural dessas regiões, onde se confunde com os ipês devido à semelhança das flores. No entanto, o tom de suas flores é distintamente único, contribuindo para a diversidade e riqueza da flora brasileira.

Importância Ecológica e Cultural

Além de sua beleza, o aricá tem grande valor ecológico, adaptando-se bem ao clima tropical brasileiro. É uma opção excelente para grandes jardins, arborização urbana e chácaras, dada sua altura máxima de aproximadamente 18 metros e copa relativamente pequena, o que minimiza problemas de espaço quando posicionada adequadamente. Harri Lorenzi enfatiza a preferência pelo uso do nome indígena “aricá”, ressaltando a importância de preservar os nomes originais e a cultura que os acompanha.

A *Physocalymma scaberrimum* é uma das joias da flora brasileira, representando a riqueza e a diversidade do nosso patrimônio natural. Sua adaptabilidade e estética a tornam uma escolha primorosa para quem deseja agregar valor paisagístico e ecológico ao seu ambiente. Encorajamos o cultivo e a apreciação dessa árvore magnífica, reforçando a conexão com a natureza e a biodiversidade brasileira.

Assista a matéria especial que preparamos sobre essa espécie fantástica:

Postado Por:
Jardim Botânico Plantarum

Jardim Botânico Plantarum

Belíssimo jardim de 90 mil m² situado em Nova Odessa - SP.
Com o objetivo de contribuir para a conservação da flora brasileira.
Aberto para visitação pública, eventos sociais, eventos corporativos e ensaio fotográfico.

× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday