Operação Salvamento - Paraná

Expedições

Botânicos do Jardim Botânico Plantarum participam de ‘operação salvamento’ da flora em área a ser inundada brevemente pelo lago da Usina Hidrelétrica de Mauá no município de Telêmaco Borba no vale do Rio Tibagi no centro do estado do Paraná.

Botânicos do Jardim Botânico Plantarum participam de ‘operação salvamento’ da flora em área a ser inundada brevemente pelo lago da Usina Hidrelétrica de Mauá no município de Telêmaco Borba no vale do Rio Tibagi no centro do estado do Paraná. Convidados pelo setor de Meio Ambiente da COPEL (Companhia Paranaense de Energia), que está construindo a barragem da hidrelétrica, atendemos prontamente ao chamado com o objetivo de colaborar com os técnicos dessa Empresa na identificação e salvamento do maior número possível de espécies vegetais ocorrentes nas matas a serem inundadas; Trata-se de uma operação emergencial dado ao tamanho da área (cerca de 3.200 ha) e a brevidade do tempo ainda disponível (cerca de 4 meses) (foto 1).

Trata-se de uma área de topografia ondulada situada há cerca de 600 m de altitude e coberta por uma vegetação arbórea densa caracterizada como de média altitude, com fisionomia de transição entre a mata de araucária e a estacional semidecidual, localizada sobre solos argilosos do tipo latossolo vermelho-escuro (foto 2).  

O maior esforço vem sendo concentrado nas espécies herbáceo-arbustivas (terrestres e epífitas), pela facilidade de transplante e menor volume. Como toda a área terá a floresta removida por corte raso, as espécies epífitas tem sido coletadas junto à frente de corte; já as espécies do sub-bosque da floresta vem sendo removidas antes da entrada das frentes de corte, o que vem sendo priorizado pelo menor tempo disponível.

As principais plantas encontrados até o momento foram das famílias arácea, marantácea, gesneriácea, acantácea, orquidácea, bromeliácea, comelinácea e begoniácea. Os exemplares coletados foram transferidos para um viveiro de salvamento localizado na própria área da Usina e para o viveiro de pesquisa do Jardim Botânico Plantarum em Nova Odessa – SP, onde também foram depositadas as exsicatas feitas. (fotos 3 e 4).

Devido a exigüidade do tempo disponível, priorizou-se, entre as plantas herbáceas e arbustivas, aquelas espécies com algum potencial para uso ornamental, as quais poderão ser cultivadas no paisagismo das edificações da própria Usina ou de outras da COPEL; nesse particular, destacamos a família acanthaceae, especialmente a espécie Justicia brasiliana, de grande potencial ornamental e abundante na área (foto 5).

Galeria de Imagens

× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday